[AGENDA CULTURAL] Performance Musical “Shevek Yiapo” + Apresentação de Livros “Letras em Liberdade” || 23 de abril || 14.30H || Fórum Cultural de Ermesinde

O Forum Demos, com o Município de Valongo, apresentam, no contexto da Assembleia Cidadã “Como Garantir o Imperativo da Hospitalidade na Igualdade?”, uma agenda cultural seguindo a temática da Assembleia, no dia 23 de abril, pelas 14.30H, no Fórum Cultural de Ermesinde. Esta agenda inclui uma palestra musical, “Shevek Yiapo”, por membros da Academy of Migrant Organizing, e uma conversa com autores e apresentação de livros.

“SHEVEK YIAPO” – PERFORMANCE-PALESTRA MUSICAL POR MEMBROS DA ACADEMY OF MIGRANT ORGANIZING

Esta apresentação musical dará uma visão artística do processo e das conclusões em que Berena Yogarajah e Vincent Bababoutilabo têm participado na Academy of Migrant Organizing, em conjunto com o trabalho visual ciado por Vanessa A. Opoku. A performance-palestra musical reflete sobre as suas perspetivas sobre a vida na Alemanha. A banda propõe a junção da música clássica acústica afro-americana dos anos 60 com elementos pop e soukous e a sua própria compreensão política e musical em relação aos desafios sociais e políticos do presente.

Apresentação de Livros – Feira do Livro “Letras em Liberdade”

Hoje, as ameaças que pesam sobre as democracias, o reaparecimento da extrema-direita racista e sexista, o saudosismo do passado colonial são tema de muitos livros. Significativo neste contexto é a emergência em Portugal de toda uma comunidade de afrodescendentes com visibilidade que dão voz a este tema, recusam a narrativa luso-tropicalista e fazem parte de um movimento mais vasto de obras sobre a ditadura e o colonialismo. A feira do livro “Letras em Liberdade” convida ao debate de livros escritos hoje sobre racismo, colonialismo e democracia, como “Um Preto Muito Português”, “Sempre de Acordo”, “De Trump a Putin – A Guerra Contra a Democracia” e “A Neve Quente dos Trópicos – O Brasil Sem a Família Real”.

A Assembleia Cidadã Portuguesa, inscrita no projeto Assembleias de Solidariedade, e inserida no programa do Festival TRANSEUROPA 2022, é coorganizada em cooperação com o Fórum Demos governamentais portuguesas e ativistas da sociedade civil. Tem como objetivo explorar a diversidade, a hospitalidade, a igualdade e os direitos fundamentais na União Europeia. Inserida no debate lançado pela Conferência sobre o Futuro da Europa, inscreve-se no tópico “Valores e direitos, Estado de direito, segurança”.

Esta Assembleia é uma iniciativa de envolvimento e comunicação dirigida às associações e comunidades socialmente discriminadas portuguesas (visa ouvir as vozes da Comunidade Cigana, da Comunidade Afrodescendente, e dos Imigrantes e Refugiados), que visa endereçar a questão da garantia dos direitos em três níveis: local, nacional e europeu. Assim, pretende aproveitar as experiências locais e nacionais para criar um projeto que possa moldar o futuro da Europa como uma sociedade caracterizada pela diversidade e que garante a igualdade de direitos e acesso aos mesmos e promova enquanto vetor essencial da sua política externa e interna, tendo em particular atenção às comunidades socialmente discriminadas. Pretende-se, nesta ótica, e tendo em conta a evolução do conflito na Ucrânia, perceber o que é que a União Europeia e os diferentes governos nacionais devem fazer para proteger estes direitos e promover a integração de todos os refugiados, sem discriminação, e como pode inscrever a experiência específica das comunidades locais numa política nacional e europeia, num movimento simultaneamente debaixo para cima e de cima para baixo.

Ver mais sobre o programa do Festival TRANSEUROPA em: https://transeuropafestival.eu/pt-pt/programme/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: