[Exibição//Vernissage] “Vozes” de Muhammed Muheisen || 20 de abril || 21.00h || Fórum Cultural de Ermesinde

O Fórum Cultural de Ermesinde acolhe a exposição VOZES, de Muhammed
Muheisen, entre 20 a 30 de abril. Esta exposição fará parte das atividades da Assembleia Cidadã, iniciativa do Forum Demos e do Município de Valongo, no contexto do Festival TRANSEUROPA 2022.

“Vozes” de Muhammed Muheisen, é uma seleção de imagens, captadas ao longo de mais de uma década, que documenta o quotidiano e os desafios que os refugiados e as pessoas deslocadas internamente enfrentam em diferentes partes do mundo. Mostra os seus périplos em busca de um novo lar seguro e o seu estabelecimento em novos ambientes.

A inauguração terá lugar no dia 20 de abril, pelas 21h00, e contará com as intervenções de dois fotojornalistas do Público: Fernando Veludo, que introduzirá a exposição e o trabalho de Muhammed Muheisen – vencedor de dois prémios Pulitzer -, e de Adriano Miranda, que partirá da sua própria experiência enquanto repórter dos refugiados na fronteira a com a Ucrânia.

Esta exposição é possível graças à colaboração da Estação Imagem

O Festival Bienal das Alternativas Europeias celebra a sua nova edição de 20 a 25 de abril, sob o tema “Decolonizar, Descarbonizar, Democratizar,” em cooperação com parceiros locais. Através da arte, cultura e práticas inovadoras, o TRANSEUROPA propõe espaços de diálogo e aprendizagem, onde centenas de ativistas de diferentes países europeus podem trocar ideias com cidadãos locais.

Desde 2007, o TRANSEUROPA tem evoluído como um festival artístico, cultural e político organizado transnacionalmente pelas Alternativas Europeias (AE). As AE são uma organização da sociedade civil que trabalha em todo o continente para promover a cultura, a igualdade e a democracia para além do Estado-nação. Durante a última década, o TRANSEUROPA tem funcionado de forma descentralizada, organizando encontros simultâneos em dezenas de cidades europeias, em paralelo com um momento de destaque, o Festival.

Mais informações sobre a Assembleia Cidadã e eventos paralelos: https://transeuropafestival.eu/

Autor: Jéssica Moreira

Investigadora na Universidade Lusófona do Porto, em colaboração com o Ministério da Defesa Nacional e o Centro Nacional de Cultura; Coordenadora do Festival TRANSEUROPA 2022 na European Alternatives; Colaboradora do CETAPS (Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies); Mestre em Estudos Anglo-Americanos pela Universidade do Porto e licenciada em Filosofia pela mesma instituição.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: