[debate] Descolonizando Fronteiras: Ucrânia e os Caminhos da Europa | 22 de abril || 21.30h || Fórum Cultural de Ermesinde

A invasão da Rússia à Ucrânia constituiu um atentado grave à vida humana e às democracias. A guerra é uma gravíssima violação da ordem internacional e dos direitos humanos dos ucranianos. Provocou também um dos maiores fluxos de refugiados desde a II Guerra Mundial.
O debate Descolonizando Fronteiras propõe sublinhar a tradição humanista, artística e cultural da Ucrânia, os imperativos de uma hospitalidade sem fronteiras e debater os caminhos do futuro europeu e da Ucrânia. O debate Descolonizando Fronteiras será introduzido pela ativista ucraniana Oleksandra Drik.
Este debate faz parte de uma Assembleia Cidadã, iniciativa do Forum Demos e da Câmara de Valongo. Esta iniciativa inscreve-se no projeto “Assembleias de Solidariedade”, criado pela coligação Citizens Take Over Europe.

TRANSEUROPA é um festival artístico, cultural e político transnacional organizado, desde 2007, pelas European Alternatives. Na última década, o TRANSEUROPA atraiu milhares de visitantes e participantes ativos através da organização de eventos descentralizados, em mais de uma dúzia de cidades europeias, e de um momento de grande destaque numa cidade. Na edição de 2022, a principal cidade do TRANSEUROPA é o Porto e é organizado em cooperação com a Universidade do Porto, a Cooperativa Árvore, o Fórum Demos, a Casa Comum da Humanidade, a Universidade Lusófona do Porto e o Município de Valongo.

A nova edição do Transeuropa tem lugar no Porto dias 21 e 25 de abril de 2022 e apresenta uma programação rica de eventos, preparada em cooperação com os parceiros locais. O programa consistirá em eventos, exposições, assembleias abertas, encontros e música e envolverá um grande número de espaços históricos da cidade.

Autor: Jéssica Moreira

Investigadora na Universidade Lusófona do Porto, em colaboração com o Ministério da Defesa Nacional e o Centro Nacional de Cultura; Coordenadora do Festival TRANSEUROPA 2022 na European Alternatives; Colaboradora do CETAPS (Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies); Mestre em Estudos Anglo-Americanos pela Universidade do Porto e licenciada em Filosofia pela mesma instituição.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: