O voto “de jeito nenhum”.

Ainda a um ano das eleições presidenciais no Brasil surgem mais resultados que indicam a probabilidade elevada de Lula da Silva derrotar Bolsonaro e ser o futuro presidente do Brasil.

Sondagem realizada a 17 de setembro de 2021 pelo DataFolha

Numa pesquisa do PoderData, 36% dos eleitores escolhem Lula como a única opção de voto para as próximas eleições.  Apenas 28% dizem a mesma coisa em relação a Bolsonaro.

No que diz respeito ao potencial de voto, isto é, a soma dos eleitores que apontam Lula como o único candidato em que consideram que “podem votar”, a percentagem é de 58%, seguido de 38% do atual presidente. Quanto aos restantes candidatos, Ciro Gomes e João Doria têm 9%, Sérgio Moro 8%, Eduardo Leite 5% e Rodrigo Pacheco 2% – o que significa que nenhum deles alcança 10%.

Nas sondagens do Datafolha, Lula da Silva é o candidato com menor taxa de rejeição: 38% dos eleitores sondados não votariam “de forma alguma” no petista e 59% não o fariam em Jair Bolsonaro.

O Datafolha faz ainda uma comparação entre os diferentes resultados das últimas sondagens: Em julho, se a eleição se tivesse realizado no dia da sondagem, Lula obteria 46% do total de votos no 1º turno e Bolsonaro com 25%.  Em setembro há apenas uma diferença percentual de 2 valores, mantendo o candidato petista na liderança.


Fontes: Carta Expressa e Datafolha

Autor: Cláudia Coelho

Licenciada em Estudos Europeus, Lusófonos e Relações Internacionais pela Universidade Lusófona do Porto e mestre em História, Relações Internacionais e Cooperação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Colaboradora no Fórum Demos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: