João Figueiredo – Memória e Democracia: Colonialismo

João Figueiredo, investigador no CEDIS – Universidade Nova de Lisboa

Como introdução à temática do debate, João Figueiredo começa por salientar que origens do racismo sistémico daquilo que poderíamos considerar moderno começam com o abolicionismo e com fim da escravatura, sem esquecer a transição do Antigo Regime para uma sociedade liberal.
No começo do século XIX Portugal proíbe o comércio atlântico de escravos por pressão de Inglaterra que, além do grande poderio marítimo desde a guerra napoleónica, tem novos interesses diferentes devido ao arranque da revolução industrial. As alterações na política internacional e os inúmeros tratados e acordos entre as metrópoles reconfiguram o comércio escravo que paradoxalmente com todas as proibições não só aumenta como se torna mais
lucrativo.

João Figueiredo dá um exemplo de um efeito de racismo sistémico que perdurou até aos dias de hoje ao relembrar que os escravos que eram apreendidos nos navios negreiros ilegais e que ficavam libertos precisavam de trabalhar gratuitamente por vários anos para aprender um ofício, uma vez que o ensino técnico seria o mais adequado para os africanos.
Reforça ainda como a existência de escravatura branca, como imigrantes, foi também um contributo para a origem de uma hierarquia dentro da própria classe escrava que depois se refletia na legislação, já que não se pretendia que os escravos brancos tivessem de passar pelas mesmas condições que os negros. Surge então mais um paradoxo, Inglaterra utilizava o argumento civilizacional para fundamentar o abolicionismo, porém acabava por desumanizar os escravos negros no processo.
Termina a sua intervenção fazendo um apanhado geral da evolução que se dá até às Conferências de Berlim e como Portugal se tem de adaptar às novas exigências da comunidade internacional.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: