Forum Demos Universitas // Democracia e Direitos Humanos: o que define esta candidatura? // ANA GOMES

Decorreu, na passada segunda-feira, a primeira edição do ciclo de debates presidenciais sob o mote “Democracia e Direitos Humanos: o que define esta candidatura?”.

A iniciativa que marcou o início de uma parceria entre o Forum Demos e a Universidade Lusófona do Porto para a integração dos estudantes universitários em atividades conjuntas, visa a partilha de um espaço amplo de reflexão que conjugue o espírito universitário e a defesa dos direitos humanos e da democracia.

Participaram nesta sessão a Pró-Reitora da Universidade Lusófona do Porto, Elisabete Pinto da Costa e o Fundador do Forum Demos, Álvaro Vasconcelos.

Gonçalo Marcelo usou a expressão “Le courage de la vérité” de Foucault para salientar pontos positivos no que considera ser uma espécie de ‘populismo bom’. Pedro Bacelar Vasconcelos recusou a ideia de que a candidatura de Ana Gomes é uma propositura de afirmação, defendendo que o seu capital político e profissional merece mais do que isso.

A coorganização e moderação do debate coube ao estudante de Ciências da Comunicação da ULP, Tiago Oliveira, que procurou transportar as dúvidas e inquietações da comunidade académica, mas também dos seguidores do Forum Demos e da sociedade civil, para uma reflexão ponderada acerca do propósito da candidatura da ex-diplomata e Eurodeputada Ana Gomes ao mais alto cargo da nação.

O Investigador e Professor Universitário, Gonçalo Marcelo, e o Constitucionalista e Deputado à Assembleia da República, Pedro Bacelar Vasconcelos, foram os convidados deste primeiro debate, de um ciclo que abrangerá todas as candidaturas com suporte parlamentar.

Depois de oferecerem uma análise crítica a questões relacionadas com a carreira diplomática e a atividade parlamentar europeia da candidata, os convidados passaram em revista algumas notícias da atualidade relacionadas com posições em matérias relevantes para o cargo de Presidente da República, e terminaram com um exercício especulativo sobre os principais avanços democráticos e em matéria de defesa dos direitos humanos que a candidata poderia promover.

A sessão contou com a presença de uma assembleia de estudantes universitários que no final contribuíram com comentários e colocaram algumas questões aos convidados.

Ana Rodrigues e Pedro Lourenço analisam “Alternativas à Esquerda”

A próxima sessão do ciclo de debates presidenciais tem data marcada para segunda-feira, dia 11, no Facebook do Forum Demos (clique aqui para aceder!).

Serão objeto de análise as candidaturas de Marisa Matias e João Ferreira, tendo sido convidados, a Consultora e Professora Universitária, Ana Rodrigues, e o Investigador e Deputado na Assembleia Municipal do Porto, Pedro Lourenço, que enriquecerão mais um momento de reflexão Forum Demos.

Marque na sua agenda e participe, para uma decisão firme e ponderada na escolha que fará nas próximas eleições. Até lá!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: