“O momento Biden Harris: que oportunidades?” por Renato Janine Ribeiro

“Falando a partir do Brasil, é inevitável priorizar o enfraquecimento das lideranças de extrema-direita no mundo – entre elas, Jair Bolsonaro – decorrente da derrota de Trump e de sua substituição por um político com larga experiência na construção de pontes, lá onde os extremistas fomentam guerras. Um primeiro efeito da vitória de Joe Biden será certamente uma exigência internacional mais forte no que diz respeito à preservação do meio ambiente, o que, na América do Sul, significa essencialmente a Amazônia, da qual o Brasil detém a maior parte. É possível ou mesmo provável que essa preocupação inclua também a exigência de respeito aos indígenas daquela região, que estão sofrendo com o atual governo brasileiro.
Nos outros pontos da agenda política, penso que Biden poderá, como alguns líderes europeus, valer mais como exemplo do que como influência. Não penso que atue efetivamente para proteger direitos sociais e menos ainda trabalhistas (sendo que estes últimos praticamente não existem nos Estados Unidos), áreas em que a ação deletéria do governo Bolsonaro se faz sentir com vigor.
Mas, no caso urgente da pandemia, Bolsonaro perdeu seu grande aliado na luta contra a ciência e a vida. Ficará mais difícil para o presidente brasileiro continuar pregando contra a vacina e as formas de cuidado que protejam as pessoas, sobretudo as mais vulneráveis.
Nas relações exteriores, a profética frase do chanceler brasileiro há poucas semanas – gabando-se de que o Brasil sob direção dele e de Bolsonaro estava-se tornando “um pária” entre as nações – tem tudo para se realizar. Contudo, não penso que o soft power conquistado nos governos Lula esteja morto e enterrado. Penso que, se e quando o Brasil voltar a ter um governo democrático, este poderá fazer valer os ativos desenvolvidos na profícua gestão de Celso Amorim nas relações exteriores. Não será fácil, mas o período áureo da projeção brasileira no mundo não será facilmente esquecido.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: