Apelo à união, vamos criar um movimento pelo fim de impostos e portagens nos automóveis elétricos

Com este breve texto, venho apelar, a todos aqueles que o leiam, que me ajudem a iniciar, em Portugal, um movimento que lute pela isenção da totalidade de impostos e de portagens nos veículos elétricos. Sou um cidadão que se escandaliza com o facto de que, num mundo que comporta uma sociedade em luta pela sua sobrevivência e em que o tempo para se fazer baixar as emissões de gases de efeito de estufa escasseia, os governos não sejam capazes de fazer algo tão simples como isentar da totalidade de impostos e de portagens os veículos elétricos, criando assim um fortíssimo incentivo económico à aquisição desses automóveis.

A ciência fez o que lhe competia e, hoje, o automóvel elétrico é um meio aprimorado e eficaz de mobilidade. Na esmagadora maioria dos casos, nas simples deslocações casa-trabalho, este meio de transporte mostra-se totalmente eficaz. É verdade que a transição do automóvel convencional para o elétrico já se iniciou e que todos os anos a percentagem de automóveis elétricos vendidos no mundo, face à totalidade de veículos vendidos, sobe. Contudo, a severidade da emergência climática, com que nos confrontamos, exige que tudo se faça em ordem à aceleração dessa transição. Ninguém é capaz de apresentar um único motivo válido para que tal medida não avance. Nem mesmo a questão orçamental é razão pois, para compensar a perda de receita, o Estado poderia (e deveria) subir as portagens e os impostos dos novos veículos não elétricos. Sublinho a palavra novos. Para não agudizar, ainda mais, as condições de vida das pessoas, já tão afetadas pelas sucessivas crises, não proponho efeitos retroativos de qualquer espécie para os veículos não elétricos.

Portugal deve ser pioneiro e dar este exemplo ao Mundo. É necessário que se repasse esta informação e que, desse modo, se inicie este movimento que só parará quando, em Portugal, o Estado deixar de cobrar impostos e portagens pelos veículos elétricos. Quem se identificar com este movimento e me queira ajudar com ideias para o dinamizar, por favor entre em contacto comigo pelo email, ricardoamorimpereira@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: