Eliane Trindade – O Mundo pós-Covid 19, Um novo pacto global verde, social e da saúde – a dimensão social

Eliane Trindade, repórter da Folha de S.Paulo, editora do Prémio Empreendedor Social .

Na sua intervenção, Eliane Trindade aborda a importância do papel do Empreendedorismo Social, tendo em conta o contexto da pandemia. Entre outros, referencia o projeto Catalyst 20-30 Brasil, um movimento que defende a ideia de que, para se vencerem os grandes desafios deste século, é necessário alcançar-se soluções sistémicas e multissetoriais.

Com a pandemia, a situação da desigualdade social no Brasil tornou-se ainda mais premente. Apesar das dificuldades, Eliane Trindade refere que têm existido doações de milhões de reais, tendo em vista o fortalecimento do Serviço Nacional de Saúde Brasileiro (SUS). Este serviço de saúde é referência a nível mundial no combate à SIDA. A crise sanitária atual fez com que se voltasse a olhar para o SUS, trazendo junto consigo a sociedade civil e as empresas, no sentido de se auxiliarem as populações mais desprotegidas.

Eliane dá vários exemplos de empresas brasileiras, de cariz socioambiental, que conseguiram lançar os seus projetos em tempos de pandemia, graças à rede multissetorial. Apesar destes aspetos esperançosos, Eliane conclui dizendo que o impacto da pandemia, no Brasil, criou um aumento da desigualdade social, bem como uma emergência social muito forte. Ampliou também as desigualdades regionais e intensificou a vulnerabilidade de muitas populações.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: