Leonardo Costa – O Mundo pós-Covid 19, Um novo pacto global verde, social e da saúde

Leonardo Costa – Docente e Investigador na Universidade Católica Portuguesa

Se a economia não favorece o bem comum, talvez seja a altura de criar um “new deal” ambiental global. É com essa premissa que Leonardo Costa começa a sua intervenção. Porém, salienta que há um problema político: como colocar a economia a serviço do coletivo? Havendo uma grande diversidade de grupos na sociedade com diferentes interesses o maior desafio está na concretização de todos esses interesses, sendo ainda maior a dificuldade de entender as suas reivindicações.

Assim sendo, Leonardo Costa é da opinião que é do ponto de vista político que se tem de afirmar esta ideia sobre o ambiente. Relembra que já existe um pacto global, mas que não é seguido salientado os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030. Afirma ainda que um dos maiores desafios está em conseguir garantir que a economia não prejudique o ambiente nem gere ainda mais desigualdades sociais, não esquecendo de referir que a economia ecológica é um conceito antigo. Sobre a questão da segurança, Leonardo Costa defende que deveria ser realizada mais no sentido da prevenção e não da vigilância policial.

Termina a intervenção dizendo que uma adversidade a vencer para que o pacto ambiental tenha sucesso está em que se consiga com que a vontade política se sobreponha à economia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: