O Forum Demos vem, pelo presente texto, sugerir a leitura da entrevista intitulada How Racism Is Shaping the Coronavirus Pandemic, publicada a 7 de Maio de 2020 no jornal The New Yorker https://www.newyorker.com/news/q-and-a/how-racism-is-shaping-the-coronavirus-pandemic
Nela, Isaac Chotiner entrevista Evelynn Hammonds, presidente do departamento de história da ciência de Harvard. Hammonds tem na relação entre raça e doença o ponto central da sua carreira de investigadora. Toda a entrevista centra-se na tese (abundantemente comprovada por estudos empíricos) de que, ao longo da História, os afro-americanos são mais duramente atingidos pelas sucessivas doenças e epidemias. Mesmo hoje, apesar de constituírem apenas treze por cento da população, os afro-americanos representam quase um terço das mortes resultantes da Covid-19, nos EUA.
Temos várias hipóteses explicativas deste fenómeno, desde, num período mais afastado, a discriminação no acesso aos tratamentos infligida aos afro-americanos ao presente fosso socioeconómico que, em termos médios, ainda separa essa comunidade dos “brancos”.