Hoje, pelas 11h30 hora de São Paulo, 15h30 hora de Lisboa, decorreu mais um debate Forum Demos – “O Brasil perante a pandemia”.
O debate contou com a participação de Geraldo Adriano Campos, professor de relações internacionais na Universidade Federal de Sergipe; Mara Telles, professora de ciências políticas na Universidade Federal de Minas Gerais; Paulo Saldiva, diretor Instituto de Estudos Avançados da USP; Pedro Dallari, jurista e ex-presidente da Comissão Nacional da Verdade; e Renato Janine Ribeiro – professor titular, ética e filosofia política na Universidade de São Paulo.
O debate foi moderado por Álvaro Vasconcelos, ex-diretor do Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia.
Quais as perspectivas de desenvolvimento da pandemia no Brasil? Por que a direita brasileira se diz preocupada com a crise económica, bem mais do que a direita dos países desenvolvidos, que prioriza a salvação de vidas e assume uma postura quase keynesiana na economia? Como seria possível construir uma base política para afastar o Presidente? Seria a interdição civil a forma de afastamento do Presidente? Se Bolsonaro continuar no cargo até o fim do mandato, o que será do Brasil? Sua eventual substituição por seu vice que consequências teria?
Algumas das questões que procurámos responder.