Debate Zoom – O Brasil perante a pandemia

No próximo dia 17 de abril, pelas 11h30 de São Paulo, 15h30 de Lisboa, o Forum Demos irá organizar mais um debate, via Zoom. Desta vez, iremos analisar a situação vivida no Brasil, nesta fase de pandemia.

O Brasil está dividido diante da pandemia do coronavírus – que, nas palavras de Angela Merkel, é a mais dura provação a afetar o mundo desde a II Guerra Mundial.

O presidente Bolsonaro é um dos raríssimos governantes do mundo a negar a sua importância e a opor-se ao confinamento como medida de precaução. Mesmo Trump, cuja linha ele costuma seguir, recuou; mas Bolsonaro não pára de sabotar as iniciativas sanitárias dos governos estaduais, municipais e de seu próprio ministro da Saúde.

Em consonância com o seu exemplo, cada vez mais cidadãos saem às ruas, aumentando as chances de mortes. Segundo um levantamento britânico, morrerão entre 45 mil e 2, 1 milhões de brasileiros, dependendo das medidas tomadas.

Mas, embora a popularidade presidencial tenha decaído, permanece um núcleo sólido de 30% em torno dele; a oposição tem dificuldade em  retomar o protagonismo.

Quais as perspectivas de desenvolvimento da pandemia no Brasil?

Por que a direita brasileira se diz preocupada com a crise econômica, bem mais do que a direita dos países desenvolvidos, que prioriza a salvação de vidas e assume uma postura quase keynesiana na economia?

Como seria possível construir uma base política para afastar o Presidente?

Seria a interdição civil a forma de afastamento do Presidente?

Se Bolsonaro continuar no cargo até o fim do mandato, o que será do Brasil?

Sua eventual substituição por seu vice que consequências teria?

Algumas das questões que procuraremos responder. A inscrição no debate depende de envio de email para forumdemos.geral@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: