No próximo dia 17 de abril, pelas 11h30 de São Paulo, 15h30 de Lisboa, o Forum Demos irá organizar mais um debate, via Zoom. Desta vez, iremos analisar a situação vivida no Brasil, nesta fase de pandemia.
O Brasil está dividido diante da pandemia do coronavírus – que, nas palavras de Angela Merkel, é a mais dura provação a afetar o mundo desde a II Guerra Mundial.
O presidente Bolsonaro é um dos raríssimos governantes do mundo a negar a sua importância e a opor-se ao confinamento como medida de precaução. Mesmo Trump, cuja linha ele costuma seguir, recuou; mas Bolsonaro não pára de sabotar as iniciativas sanitárias dos governos estaduais, municipais e de seu próprio ministro da Saúde.
Em consonância com o seu exemplo, cada vez mais cidadãos saem às ruas, aumentando as chances de mortes. Segundo um levantamento britânico, morrerão entre 45 mil e 2, 1 milhões de brasileiros, dependendo das medidas tomadas.
Mas, embora a popularidade presidencial tenha decaído, permanece um núcleo sólido de 30% em torno dele; a oposição tem dificuldade em retomar o protagonismo.
Quais as perspectivas de desenvolvimento da pandemia no Brasil?
Por que a direita brasileira se diz preocupada com a crise econômica, bem mais do que a direita dos países desenvolvidos, que prioriza a salvação de vidas e assume uma postura quase keynesiana na economia?
Como seria possível construir uma base política para afastar o Presidente?
Seria a interdição civil a forma de afastamento do Presidente?
Se Bolsonaro continuar no cargo até o fim do mandato, o que será do Brasil?
Sua eventual substituição por seu vice que consequências teria?
Algumas das questões que procuraremos responder. A inscrição no debate depende de envio de email para forumdemos.geral@gmail.com