A Utopia da Hospitalidade – Unidade na Diversidade (*)

(*) Breve relato da sessão “A Utopia da Hospitalidade – Unidade na Diversidade”, por Fátima Vieira, Vice-Reitora da Universidade do Porto (Cultura, Museus e U.Porto Edições).

Foto 1.1

25 de fevereiro

Só de ouvir a Lídia Jorge apetece-me ir para casa escrever um poema, exclamou Ana Luisa Amaral.

O caso não era para menos. Lídia Jorge estivera a falar de literatura e resistência, da necessidade de se fomentar uma cultura da lembrança, do livro como uma das Utopias fundamentais do nosso mundo – um espaço de ensaio da escrita do Outro e uma forma de hospedagem do leitor -, e da grande ameaça que impende sobre a humanidade quando os livros são proibidos.

Milton Hatoum falou também sobre a proibição de livros, uma espécie de Fahrenheit 451 do século XXI que está a acontecer no Brasil com o banimento, anunciado pelo Ministro da Educação brasileiro, dos livros de Paulo Freire, o grande utopista de uma educação para a solidariedade e a fraternidade. E inspirou a plateia ao afirmar a literatura como um ato de esclarecimento e emancipação, um dos caminhos essenciais da Hospitalidade.

Ana Paula Coutinho, que na sessão cumpriu o papel de Comentadora, lembrou que o pensamento da Hospitalidade é estruturante da cultura ocidental e alertou para o trabalho que é ainda necessário fazermos de difusão e atualização, para o nosso tempo, dessas matrizes narrativas, ao mesmo tempo que deixou no ar uma pergunta incómoda: quem é que narra o cosmopolitismo dos pobres?

A Utopia da Hospitalidade é, como afirmara Alvaro Vasconcelos na abertura da sessão, uma utopia social essencial para a nossa vida em sociedade.

Ainda bem que podemos contar com os escritores. É que, como disse Milton Hatoum, às vezes os escritores lançam sementes que parecem delírios. E, como antes afirmara Lídia Jorge, um livro é uma promessa de paz.

Ana Luísa Amaral, espero que estejas a escrever o teu poema. Enquanto aí estiveres, sabemos que é possível resistir.

*Fotografia: Serralves.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: