Colóquio: Os maios de 68 e o futuro da Europa

O Fórum Demos, em colaboração com o grupo de investigação Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização do CEIS20 – UC, convida para mais um Colóquio, desta vez dedicado ao tema “Os maios de 68 e o futuro da Europa”.

O Colóquio terá lugar na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, no dia 23 de novembro pelas 14H00 e contará com a participação de Jacques Rupnik (Director de Investigação na Sciences Po, Paris), José Rebelo (Professor Catedrático do ISCTE em Ciências da Comunicação), Guilherme d’Oliveira Martins (Presidente do Grande Conselho do Centro Nacional de Cultura e Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian) e Álvaro Vasconcelos (anterior Diretor do Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia).

Os maios de 68 e futuro da Europa

O objetivo deste colóquio é discutir as heranças de 68, nomeadamente, no contexto do debate europeu atual. Paul Ricoeur, reitor da Universidade de Nanterre – onde a revolta estudantil começou -, referindo-se aos acontecimentos de 68, escreveu na revista Esprit: “O Ocidente entrou numa revolução cultural (…) porque questiona a visão do mundo, a conceção de vida subjacente à economia, à política e ao conjunto das relações humanas. (…) Uma revolução que ataca o niilismo de uma sociedade que, tal como um tecido canceroso, não tem outro objetivo que não seja o crescimento”. Porém, o desejo de liberdade e de uma sociedade mais justa não se fez sentir só no Ocidente, tendo assumido formas muito diversas pelo mundo, como por exemplo, a primavera de Praga que foi um outro Maio europeu, que foi um “desejo de Ocidente”. O regresso à Europa, o slogan da revolução de veludo de 1989, fazia parte das aspirações checoslovacas de 1968 – escreveu Jacques Rupnick. As utopias democráticas e sociais dos anos 60, 50 anos depois, são postas em causa pelos abalos provocados pela crise financeira e pela emergência do populismo, o que justifica revisitar aqueles anos, na perspetiva de procurar entender as tendências que, desde então, forjam o futuro da Europa.

Coordenação Científica: Álvaro Vasconcelos e Isabel Maria Freitas Valente
Comissão Organizadora: Isabel Maria Freitas Valente e F. Marina Azevedo Leitão

*Programa disponível em pdf: AQUI.

Contamos com a V/ presença e participação.

Fórum Demos.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: