Debater as Utopias Europeias

Por Inês Granja Costa

O Forum Demos associa-se ao Ciclo de Conferências Utopias Europeias: o poder da imaginação e os imperativos do futuro.

Comprometido em igual grau com a ampliação do espírito democrático e com da intervenção cidadã, tanto quanto orientado para a identificação de vias alternativas à democracia de baixa intensidade, o Fórum Demos pretende contribuir para intensificar o debate sobre o futuro próximo da União Europeia

Para ampliar o debate propiciado pelo Ciclo de Conferências Utopias, o Forum Demos propõe-se a divulgar análises sobre as diferentes utopias contemporâneas consideradas no programa daquele – paz, igualdade, ecologia, hospitalidade, rendimento básico incondicional, sociedade de informação e potencial transformador da tecnologia.

O presente revela a complexidade do futuro. Necessariamente, o debate implicará uma análise a dois tempos, seja sobre os imperativos da democracia, seja sobre os seus inimigos.

Para o efeito, convida os seus membros associados e não membros a partilharem as suas visões sobre os temas, em momento anterior ou posterior à sessão que lhes respeitem. Os artigos de opinião podem ser transversais ou dirigidos a uma utopia. Incentiva-se também a escrita de comentários de obras relacionadas, privilegiando-se aqueles que sejam dedicados às obras dos autores convidados pelo Ciclo de Conferências Utopias Europeias.

O Forum Demos promove ativamente o debate intergeracional e intercultural, na compreensão de que o compromisso cidadão aumenta com o encontro e a solidariedade. Sob um forte sentido de urgência, convida todos à reflexão concertada e crítica sobre o estado e o porvir da Europa democrática, livre e plural.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: