O Forum Demos, em colaboração com a Cooperativa a Árvore, convida para mais um debate, desta vez dedicado ao tema As democracias europeias e a crise humanitária na Síria: que responsabilidade de proteger?
O debate terá lugar na Cooperativa a Árvore, no dia 19 de Março pelas 18h30 e contará com a participação José Manuel Pureza (Vice Presidente da Assembleia da República e Professor de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra), Catherine Maia, (Professora de Direito Internacional Público na Universidade Lusófona do Porto e Presidente da Multipol); Sandra Dias Fernandes, (Professora na Área De Relações Internacionais e Ciência Política na Universidade Do Minho) e Radwan Khalifeh (Colaborador do Projecto Cowork – Plataforma de Apoio aos Refugiados). Contará ainda com a moderação de Álvaro Vasconcelos.
Temos, nos últimos dias, acompanhado pelos media o horror que se vive em Ghouta, parte da crise humanitária na Síria, com centenas de milhares de mortos e milhões de deslocados e refugiados. O Secretário Geral das Nações Unidas declarou que Ghouta vive uma tragédia humanitária e apelou à efectivação do cessar fogo decretado pelo Conselho de Segurança. A Assembleia da República aprovou uma moção no mesmo sentido.
A Síria é palco de uma guerra mundializada, estando envolvidas as grandes potências e os principais atores regionais, o que torna mais complexa a procura de uma solução política que ponha termo ao conflito e ao sofrimento humano que o tem acompanhado desde 2011, solução indiscutivelmente urgente.
De que forma somos informados sobre a Síria? Qual a importância do debate sobre as fake news, a que a Síria não escapa? Pode a informação ser neutra perante este conflito? Como têm reagido as democracias europeias e que responsabilidade têm de proteger as vítimas desta tragédia? De que forma as democracias, mormente as europeias, e os valores que alegadamente defendem são afetados pelas atitudes que tomamos perante a tragédia que ali se vive? Como é que a questão dos refugiados pesa nas perceções europeias sobre a Síria?
Estes são alguns dos temas que vão ser discutidos neste forum.
Contamos com a vossa presença e participação.