Ibéricos, nós?
Portugal e a questão catalã
Dia 2 de Fevereiro, Sexta Feira às 18h30 na Cooperativa a Árvore
Fátima Moura Ferreira – Professora de História Contemporânea na Universidade do Minho
Pedro Bacelar de Vasconcelos – Deputado e Professor de Direito na Universidade do Minho
Conceição Meireles – Professora de História da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Moderador; Álvaro Vasconcelos – Forum Demos
A crise catalã foi apaixonadamente debatida em Portugal, seguindo genericamente as mesmas linhas divisórias que marcaram o debate em Espanha. Não deixou de estar presente, porém, a preocupação com as possíveis implicações para Portugal da eventual independência da Catalunha.
A crise catalã potenciou a «descoberta» de que Portugal faz parte da península ibérica: Espanha é não só o nosso único vizinho como o primeiro parceiro comercial, e numerosas redes culturais, científicas e sociais, nos mais diversos domínios da atividade humana, unem os cidadãos dos dois lados da fronteira.
Em debate:
Por que são tão poucos os portugueses que se assumem como ibéricos? Faz sentido falar de federalismo ibérico no quadro da integração europeia? Qual deveria ser a posição de Portugal sobre a questão catalã? E que impacto tem o debate federal em Espanha sobre a regionalização em Portugal? Há paralelos entre correntes nacionalistas, em Portugal e em Espanha?
Contamos com a vossa presença e participação.
Achei bastante interessante. É um tema importante que a diplomacia da Europa tem tido dificuldade em gerir. Aprende-se sempre nestes fóruns.
GostarGostar